Temas em debate:

– Democracia e financiamento eleitoral

– Relação entre financiamento eleitoral e corrupção

– Panorama histórico da regulação do financiamento eleitoral no Brasil

– Os sistemas de financiamento: público, privado e misto

– A importância de contar com uma legislação eficaz

– Ajustes necessários ao modelo de financiamento eleitoral adotado no Brasil

Participantes:

Geraldo Leite: Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados. Mestre em Direito pela UFMG. Especialização em Justiça Constitucional e Tutela dos Direitos pela Universidade de Pisa, Itália

Bruno Reis: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (1990) e doutorado em Ciência Política também pelo IUPERJ (1997). Atualmente é professor titular do Departamento de Ciência Política e diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, depois de haver exercido a função de vice-diretor entre 2016 e 2019. Integrou o grupo de pesquisadores do projeto “Dinheiro e Política: a influência do poder econômico no Congresso Nacional”, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2016-2017. Tem atuado em diversas áreas da Ciência Política, com ênfase recente no estudo comparativo da interação entre sistemas eleitorais e o financiamento de campanhas.

Bruno Carazza: Doutor em Direito (UFMG) e mestre em Economia (UnB), Bruno Carazza é professor do Ibmec e da Fundação Dom Cabral. É autor do livro “Dinheiro, Eleições e Poder: as engrenagens do sistema político brasileiro” (Companhia das Letras, 2018) e colunista de política no jornal Valor Econômico, com passagens também pela Folha de S.Paulo.