O Assunto #823: O papel de Minas no desfecho da eleição

Segunda maior concentração de votantes do país, único Estado do Sudeste a dar vitória a Lula (PT) em 2 de outubro. Ali, a vantagem percentual do petista sobre Jair Bolsonaro (PL) foi praticamente a mesma do resultado nacional. Isso porque, explica Bruno Carazza, Minas Gerais é, sob vários aspectos, uma síntese do Brasil. Na conversa com Renata Lo Prete, o colunista do Valor Econômico analisa o desempenho dos dois candidatos por região do Estado no primeiro turno e as seguidas visitas de ambos nas últimas quatro semanas. Avalia o peso da máquina comandada pelo governador reeleito Romeu Zema (Novo), agora a serviço do presidente. E elenca também os apoios reunidos por Lula, que luta para conservar ao menos parte dos cerca de 600 mil votos de dianteira que obteve entre os mineiros. Carazza chama a atenção ainda para os números da abstenção, que foi elevada em partes do interior. Em Minas, conquista estratégica para a vitória nacional, “cada voto conta”.

Ouça na íntegra: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2022/10/27/o-assunto-823-o-papel-de-minas-no-desfecho-da-eleicao.ghtml


Pedro Bial entrevista Rafael Cariello e Bruno Carazza sobre a Independência do Brasil

O jornalista Rafael Cariello e o economista Bruno Carazza conversam com Pedro Bial sobre a crise transatlântica generalizada que marcou os anos que antecederam a Independência do Brasil.

Ouça na íntegra: https://open.spotify.com/episode/37Ctp5tvicHuVLzHVjs1rC?si=84c2b3df454e444c

 

 


O Assunto #767: Para entender a sucessão em MG

O atual governador, Romeu Zema (Novo), lidera com folga as pesquisas. Seu único adversário competitivo, Alexandre Kalil (PSD), deixou o segundo mandato como prefeito de Belo Horizonte para concorrer. Ambos sem origem na política tradicional, conhecidos do público e bem-avaliados , eles se enfrentam em um duelo “de caráter local muito forte”, explica o mineiro Bruno Carazza, colunista do jornal Valor Econômico e autor do livro “Dinheiro, Eleições e Poder”. Isso leva, segundo o economista, a uma polarização “de dentro para fora”, ao contrário do que acontece em outros Estados. Zema, que em 2018 surfou a onda bolsonarista, agora procura manter distância da rejeição ao presidente, que se viu obrigado a patrocinar um candidato até aqui inexpressivo (Carlos Viana, do PL) para não ficar sem palanque no segundo maior colégio eleitoral do país. Já Kalil espera contar com a dianteira do aliado Lula no Estado para ao menos levar a disputa com Zema a um segundo turno. Para os dois protagonistas da corrida nacional, há muito em jogo ali: desde a redemocratização, ninguém se elegeu ao Planalto sem vencer em Minas.

 

Ouça na íntegra: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2022/08/08/o-assunto-767-para-entender-a-sucessao-em-mg.ghtml


Rádio Escafandro #89: Grana acima de tudo

Dinheiro e política são parte de um mesmo jogo. Afinal, a gente às vezes esquece, mas a função principal dos políticos, principalmente do executivo, é definir como o dinheiro dos nossos impostos vai ser gasto. No Brasil, entretanto, dinheiro e política sempre estiveram misturadas num caldo menos democrático do que o ideal.

Nas últimas décadas, essa relação passou a ditar os rumos do legislativo e do executivo.  Uma relação que, em geral, ocorre nos subterrâneos do poder, mas vez ou outra aflora na superfície, em grandes crises ou escândalos de corrupção.

O caso PC Farias, os Anões do Orçamento, a compra de votos para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, o Mensalão, o Impeachment de Dilma Rousseff, os testes macabros em pacientes com Covid conduzidos pela Prevent Sênior. Todos esses eventos estão ligados a uma mesma relação perversa entre os donos do dinheiro e os responsáveis pela política nacional.

Neste episódio, mergulhamos nessa relação para mostrar como dinheiro e política se uniram ao longo das décadas. Refazemos o fluxo do dinheiro, do financiamento eleitoral às contas em paraísos fiscais, e falamos sobre as possíveis soluções para diminuir essa correlação.

Ouça na íntegra: https://radioescafandro.com/2022/06/15/69-grana-acima-de-tudo/

 

Entrevistado do episódio

Bruno Carazza

Autor do livro “Dinheiro, Eleições e Poder: as engrenagens do sistema político brasileiro” (Companhia das Letras, 2018) e colunista do jornal Valor Econômico. Doutor em direito pela UFMG (2016), mestre em teoria econômica pela UnB (2003) e bacharel em ciências econômicas e em direito pela UFMG. Professor associado da Fundação Dom Cabral. Durante 20 anos, atuou em diversas órgãos da área econômica do governo federal.

Allan de Abreu

Jornalista e escritor, repórter da revista Piauí, autor de livros como “Cocaína: a rota caipira” (Record, 2017) e “Cabeça Branca” (Record, 2021). Foi um dos jornalista escolhidos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) para participar da apuração do Pandora Papers, que revelou donos de empresas em paraísos fiscais.


Onze Supremos #89: Financiamento de campanhas (com Bruno Carazza)

Nossa conversa de hoje é interdisciplinar. Contamos com a ajuda do professor Bruno Carazza, que tem formação (graduação e mestrado) em economia, assim como em direito (graduação e doutorado). Seus estudos sobre o funcionamento do sistema eleitoral a partir do ponto de vista econômico nos ajudaram a entender melhor o funcionamento do Brasil.

Ouça na íntegra: https://open.spotify.com/episode/6SXLK77KkV8GIIBi0h5RwC?si=a1f2aa5d6465488a


O Assunto #679: Centrão no topo e com Bolsonaro

Por g1

A janela partidária fechou na última sexta (1°) com amplo resultado positivo para a base de Jair Bolsonaro. O PL, legenda atual do presidente, tornou-se o maior partido da Casa. Os outros dois com o maior crescimento foram PP e Republicanos, ambos também da base governista. Ao todo, as legendas trouxeram 56 deputados para seus quadros.

Apesar do saldo favorável para a base governista, o verdadeiro 'ganha-ganha' fica com o Centrão. É o que avalia Bruno Carazza, colunista do Valor Econômico e autor do livro 'Dinheiro, eleições e poder: as engrenagens do sistema político brasileiro'.

"Independentemente de quem seja o próximo presidente da República, muito provavelmente o Centrão vai ser mais forte e mais coeso a partir do ano que vem", prevê Carazza em entrevista à Renata Lo Prete.

Até as eleições em outubro, Bruno avalia que a agenda fiscal e a pauta ambiental seguem como prioridade para Lira: "Vão fazer de tudo para tentar estimular a economia brasileira a qualquer custo e aliviar o estrago que a inflação, o desemprego e o baixo crescimento econômico fazem sobre a popularidade de Bolsonaro."

Ouça a entrevista completa no episódio #679 de O Assunto.


Revista Gama - Bruno Carazza: ‘A população brasileira tem um descrédito muito grande com a política’

Bruno Carazza: ‘A população brasileira tem um descrédito muito grande com a política’

Isabelle Moreira Lima

03 de Abril de 2022

“A população brasileira tem um descrédito muito grande com a política, as principais instituições, a Presidência da República, os partidos, o Congresso, o Judiciário. E isso do ponto de vista de país, de uma democracia, preocupa – principalmente nesse momento que a gente vive”, afirma Bruno Carazza, doutor em direito pela UFMG, mestre em Economia pela UnB e professor da Fundação Dom Cabral. É ele o entrevistado do Podcast da Semana na edição sobre confiança.

Colunista do jornal Valor Econômico e autor do livro “Dinheiro, Eleições e Poder: As engrenagens do sistema político brasileiro” (Companhia das Letras, 2018), Carazza fala sobre a relação entre política e democracia, que se ligam como num efeito dominó: escândalos de corrupção levam à perda de confiança na política, que leva à onda antipolítica, que leva a riscos à democracia. Por outro lado, se há confiança na economia, a política também se beneficia.

Ao Podcast da Semana, Carazza falou ainda sobre a polarização que rege a política brasileira nos últimos anos, a relação que se estabelece entre a elite econômica e candidatos em eleições e a importância da confiança também como indicador macroeconômico.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

Edição de som: Roberto Soares

No link abaixo e também no SpotifyApple PodcastGoogle Podcast você escuta este episódio.

https://gamarevista.uol.com.br/podcast/podcast-da-semana/bruno-carazza-confianca-na-politica/


Durma com Essa: As falas de Lula, as reações e os impactos em sua campanha

Apr 6, 2022 O ex-presidente Lula disse num evento com sindicalistas em São Paulo que é preciso pressionar deputados em suas casas, não em Brasília. “Não é para xingar não, é para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele”, afirmou o petista. Os bolsonaristas no Congresso reagiram e disseram que vão receber à bala eventuais manifestantes. O “Durma com essa” desta quarta-feira (6) explica como declarações de Lula impactam sua própria campanha e dão fôlego aos adversários, a partir de entrevistas com os analistas políticos Bruno Carazza e Bruno Bolognesi. O programa tem ainda a redatora Isadora Rupp falando sobre as suspeitas de assédio e estupro que pesam contra um vereador carioca e o repórter especial João Paulo Charleaux mostrando como o dono do Chelsea virou negociador na guerra da Ucrânia.

Ouça na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=GrmbrxN7wSQ


Mamilos #339 - Cadê meu dinheiro?

Bruno Carazza participa de episódio sobre inflação e o que fazer para conter a alta dos preços dos combustíveis.

22 de março de 2022

 

A economista Gabriela Chaves e a jornalista de Economia Flávia Oliveira são nossas convidadas da semana na investigação do que está acontecendo. Como chegamos até aqui? Quem está sendo afetado por toda essa turbulência – e de quais formas? E como mudar esse cenário? Aliás, dá pra mudar esse cenário?

Complementam esse programa, contribuições valiosas de outros agentes que estão pensando e repensando os cenários econômicos: Paulo AranãBruno Carazza e Thomas Traumann trazem dados e contextos específicos para ampliar o debate e aterrisar a discussão onde ela mais importa: no nosso bolso.

Onde tem polêmica, tem Mamilos te levando pra além do raso.

Ouça aqui: https://www.b9.com.br/shows/mamilos/mamilos-cade-meu-dinheiro/


O Assunto #625: A panela de pressão do funcionalismo

Neste episódio, O Assunto procura entender distorções e suas consequências conversando com os economistas Bruno Carazza e Daniel Duque.

19/01/2022

Os atos desta terça-feira em Brasília são o capítulo mais recente de um movimento que começou ainda em 2021, quando Jair Bolsonaro operou para que fosse incluído, no Orçamento deste ano, R$ 1,7 bilhão destinado a reajustar os salários dos policiais federais, cujo apoio o presidente espera obter nas urnas em outubro. O tratamento diferenciado deflagrou reivindicações de servidores da Receita Federal e do BC, principalmente, mas reverbera em dezenas de outras categorias, com gestos de advertência e ameaças de paralisação. Neste episódio, O Assunto procura entender distorções e suas consequências conversando com os economistas Bruno Carazza e Daniel Duque. "É um grupo articulado e poderoso da administração pública", diz Carazza, doutor em direito e colunista do Valor Econômico, sobre os setores que lideram a atual temporada de reivindicações. Ele, que finaliza um livro a respeito do tema, resgata as origens da disparidade de remuneração e defende uma reforma que “racionalize carreiras e institua um sistema sério de avaliação". Pesquisador do Ibre-FGV, Duque detalha estudo comparativo da evolução salarial de diferentes categorias na última década, mostrando quem ganhou e quem perdeu da inflação. E chama a atenção para uma peculiaridade nacional: “O Brasil gasta com o Judiciário 3 vezes mais do que países desenvolvidos. Temos essa jabuticaba para resolver”.

Acesse: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2022/01/19/o-assunto-625-a-panela-de-pressao-do-funcionalismo.ghtml