Publicado em 19/11/2020

A fragmentação partidária nas Câmaras de Vereadores será menor nos próximos quatro anos na maioria dos municípios brasileiros. Levantamento feito pelo GLOBO a partir dos resultados anunciados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que sete em cada dez cidades tiveram aumento da concentração de suas vagas de vereadores entre as siglas que conseguiram eleger candidatos na comparação com a última legislatura.

Especialista em Direito Eleitoral e Políticas Públicas, o professor do Ibmec e da Fundação Dom Cabral Bruno Carazza avalia que a redução do número de partidos nas câmaras municipais facilitará a gestão de prefeitos eleitos pelo país, que passam a ter melhores condições de negociar a aprovação de projetos:

— Facilita a composição de uma base e dá mais estabilidade para a condução do governo. Não é preciso negociar com dezenas de parlamentares de diferentes partidos a cada votação. É possível governar sem tanta crise, sem tanto toma lá, dá cá.

Leia a íntegra da matéria em: https://oglobo.globo.com/brasil/eleicoes-2020/eleicoes-2020-sete-em-cada-dez-cidades-tem-camaras-com-menos-partidos-24754092