A velha política está de volta

Por Bruno Carazza. Publicado originalmente no jornal Valor Econômico em 21/06/2021.

 

Nas eleições de 2018 o brasileiro manifestou seu desejo de mudança. Indignado com a combinação de uma severa recessão econômica e uma crise política sem precedentes na história, o eleitor escolheu não apenas um presidente sem tradição na política, como renovou boa parte dos ocupantes das cadeiras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Nas várias pesquisas feitas àquela época, o cidadão que foi às urnas em outubro de 2018 buscava um novo modo de fazer política – e o candidato vencedor soube muito bem captar esse espírito, prometendo romper com as tradições do “toma-lá-dá-cá”, combater a corrupção (não por acaso escolheu como Ministro da Justiça o juiz que conduziu os processos da Operação Lava Jato) e aplicar um choque liberal na economia.

Passados dois anos e meio da posse de Jair Bolsonaro, podemos dividir seu governo em três momentos distintos.

No primeiro ano a pauta legislativa ficou bastante concentrada na Reforma da Previdência e o Poder Executivo tratou de avançar alguns pontos de sua agenda pouco definida com base em decretos e portarias, evitando negociar com o Congresso.

Com a chegada do novo coronavírus, todas as atenções voltaram-se para o combate aos efeitos econômicos e sanitários da pandemia. O Congresso assumiu as rédeas dessa tarefa, enquanto o governo tratou de abrir as comportas do gastou público e, enquanto isso, tentou aproveitar a comoção nacional para “passar a boiada” nos temas que lhe eram mais caros – meio-ambiente e armas foram alguns dos exemplos principais.

Em fevereiro de 2021 chegamos à terceira fase. Com a vitória de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para as presidências da Câmara e do Senado, inaugurou-se o estágio atual, com o pacto firmado entre Bolsonaro e os partidos do Centrão. Os resultados dessa parceria ficaram bem nítidos na semana passada.

A aprovação, por ampla maioria, de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa, não deixa nenhum traço de dúvida de que a agenda anticorrupção morreu. Combinado com o “tratoraço” do orçamento paralelo, vê-se que o “toma-lá-dá-cá” de Bolsonaro é o sinal mais eloquente de que a velha política venceu.

Já houve um tempo em que um superministro da Economia dizia que, em Brasília, “piratas privados, burocratas corruptos e criaturas do pântano político se associaram contra o povo brasileiro”. A solução mágica, na sua visão, seria “privatizar, privatizar, privatizar”.

No desespero de evitar terminar o primeiro mandato perdendo de zero em termos de desestatização, Paulo Guedes fez vista grossa e deixou o barco correr na votação da MP da Eletrobrás. Assim, corsários do setor de termeletricidade se aliaram à escória política e burocrática do Planalto Central para escrever mais um capítulo da longa história de benefícios privados arcados pela massa amorfa de consumidores e pagadores de impostos no Brasil.

Até mesmo um animal que andava sumido na crônica política voltou a dar as caras. Os jabutis – dispositivos nada republicanos colocados sorrateiramente no meio de uma proposta legislativa, com o objetivo de conceder benesses a grupos específicos – apareceram em bando na última semana. Teve jabuti de todas as espécies: daqueles que burlam o licenciamento do Ibama, que liberalizam o mercado de distribuição de energia, que garantem emprego para empregados demitidos da Eletrobrás, entre muitos outros.

Jair Bolsonaro, ao lado de Ciro Nogueira e Arthur Lira. Foto: Marcos Corrêa/PR

A votação da MP da Eletrobrás trouxe ainda uma inovação que daria inveja a Eduardo Cunha, o ex-presidente da Câmara dos Deputados que elevou a um outro patamar a arte de manobrar as filigranas do regimento interno do Congresso. Como revelaram no Valor os repórteres Daniel Rittner e Renan Truffi, os senadores inseriram um artigo na norma com 652 palavras, sem qualquer ponto entre elas – 3.197 caracteres escolhidos a dedo apenas para eliminar o risco de o presidente vetar a garantia de contratação de termelétricas nos próximos anos.

E vem mais por aí. A próxima sangria nos bolsos do contribuinte é o novo Refis, que está sendo costurado nos bastidores da Câmara e do Senado, com a complacência do Ministério da Economia. Sob a desculpa de beneficiar a sociedade como um todo – e a pandemia é a desculpa perfeita para tanto –, elabora-se entre quatro paredes um projeto que tem CPF e CNPJ certeiros: grandes empresas e empresários bem relacionados com o poder, que sempre apostam na boa vontade do governo de plantão.

No caso do novo Refis, temos no Congresso uma verdadeira “bancada da dívida”. A partir do cruzamento de dados públicos divulgados pela Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional é possível identificar 127 deputados e senadores que aparecem como sócios principais ou representantes legais de empresas em débito com a União. E trata-se de uma estimativa conservadora, pois não foram consideradas participações minoritárias ou empresas em que outros membros da família figuram como responsáveis.

Nessa “bancada do Refis” aparecem com proeminência os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco – razão pela qual se explica tanto empenho para emplacar um novo parcelamento de dívidas, com prestações a perder de vista e o abatimento do pagamento de multas, juros e outros encargos.

Não faz muitos anos, o mercado se aterrorizava com as perspectivas de aprovação, pelo Congresso, das chamadas “pautas-bomba” – propostas que eram fruto do mais absoluto populismo econômico, sem qualquer preocupação com a sustentabilidade das contas públicas no país.

Nas últimas semanas, vemos tanto o governo Bolsonaro quanto o Congresso Nacional propondo uma série de medidas eleitoreiras – extensões do auxílio-emergencial, reformulação do Bolsa Família, reajustes na tabela do imposto de renda, entre outras –, todas com significativo impacto fiscal, e enquanto isso, na bolsa de valores, recordes em cima de recordes.

De novo mesmo, em nossa política, só a marca trágica das 500 mil vidas perdidas. Quantas delas poderiam ter sido evitadas?