Jornal Gazeta do Povo, 06/06/2019

 

“A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reforma da Previdência recebeu 277 sugestões de modificação no texto. Muitas delas foram feitas por influência de grupos de interesses, compostos por categorias que buscam condições especiais para si. Qualquer cidadão pode chamar a atenção dos poderes públicos para alguma questão ou situação. É o chamado “direito de peticionar”, popularmente conhecido como “lobby”. Embora esse tipo de movimentação seja legítima, não significa que elas sejam saudáveis para quem amarga o valor da conta.”

“Os cientistas políticos ouvidos pela Gazeta do Povo foram unânimes em responder que o rent-seeking é algo “inerente à política”.

Para Bruno Carazza, ele será maior quanto mais oportunidades de negócios o Estado oferecer.  “Quanto mais opaco for o processo de concepção de políticas públicas, maiores as chances de um comportamento rent-seeking por parte de grupos de interesses”, complementa o autor de Dinheiro, eleições e poder: As engrenagens do sistema político brasileiro.”

Leia a matéria na íntegra clicando aqui