Pesquisas recentes ajudam a explicar o que pode ocorrer na disputa pelo Planalto nas próximas semanas; ex-juiz trocou o Podemos pelo União Brasil e deve ser candidato a deputado federal

Por André Siqueira

02/04/2022 17h00

Professor associado da Fundação Dom Cabral e autor do livro “Dinheiro, Eleições e Poder”, Bruno Carazza fez uma série de publicações em seu perfil no Twitter sobre as possíveis consequências da saída de Moro da disputa presidencial. Para o especialista, as próximas pesquisas serão fundamentais para indicar o futuro da terceira via. “Sobre as reviravoltas nas candidaturas da terceira via (a suposta desistência de Moro e o vai-não-vai de Doria e Leite), é bom ficar atento às próximas pesquisas, pois:

1) Os eleitores de Lula e Bolsonaro já têm seu voto consolidado, mas os nem-nem ainda não;

2) O eleitor de Moro, que será disputado por Bolsonaro e pelos terceira via que permanecem no páreo (Doria, Simone Tebet e Leite) diz priorizar honestidade, proposta dos candidatos e situação econômica do país – o que não são pontos fortes de Bolsonaro neste momento.

Além disso, nesta altura da campanha, a tese do voto útil em Bolsonaro para evitar uma vitória de Lula no primeiro turno ainda não é a predominante entre os eleitores de Moro. Resumindo: se as próximas pesquisas eleitorais realizadas sem o nome de Moro entre os candidatos não indicarem um crescimento significativo de Doria, Tebet ou Leite, e sim um ganho expressivo para Bolsonaro, pode ser a comprovação definitiva de que a terceira via é inviável”, escreveu.

Leia a íntegra em: https://jovempan.com.br/noticias/politica/lula-ou-bolsonaro-para-onde-vao-os-votos-de-moro-na-corrida-presidencial.html